quinta-feira, 17 de maio de 2012

lendas de orixás-olossa

Olosa é a deusa da Lagoa de Lagos, e a esposa principal de seu irmão Olookun, o deus do mar.Ela surgiu a partir do corpo de Yemaja.

Olosa supre seus devotos com peixes, e há vários templos dedicados a ela ao longo das margens da lagoa, onde oferendas de aves e ovelhas são feitas a ela para torná-la propícia. Quando a lagoa está cheia pelas chuvas e transborda dos seus bancos, ela está com raiva, e se a inundação for séria, uma vítima humana é oferecido a ela, para induzi-la a retornar dentro de seus próprios limites.

Crocodilo
Crocodilos são considerados os mensageiros de Olosa, e não pode ser molestados. Eles são incubidos de carregar as oferendas à deusa das ofertas depositadas pelos fiéis nas margens da lagoa ou jogadas no junco da lagoa. Alguns crocodilos, selecionados pelos sacerdotes por causa de determinadas marcas feitas por eles, são tratados com grande veneração, e têm galpões rudes, cobertos com folhas de palmeira, erigida para seu alojamento perto da borda da água. O alimento é fornecido regularmente a estes répteis a cada cinco dias, ou durante os festivais, e muitos deles tornaram-se suficientemente dóceis ao se aproximar das oferendas, assim que ver ou ouvir os adoradores próximo ao banco de areia da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...